CONSCIÊNCIA

A feira de Ciências da Escola Adauto Bezerra

Pó da casca do ovo

O uso do pó da casca do ovo como fonte de cálcio no cultivo das hortaliças:  Allium fistolosum(“cebolinha”) e Coriandrum Sativum L.(“coentro”)..

 Luis Italo Amorim Rodrigues¹, Francisco Augusto Nunes de Sousa¹, Maria Siolene Pinto Ribeiro¹

Francijane Oliveira Chaves2

 

1Alunos da EEM Gov. Adauto Bezerra e bolsista CNPq

2Professora da EEM Gov. Adauto Bezerra

 

1) INTRODUÇÃO

 

É importante o estudo das funções dos nutrientes na planta, para conhecermos como a planta transforma a luz em produtos orgânicos ou melhor entendermos a vida da planta e qual a participação dos elementos químicos neste processo. Isto pode ajudar na avaliação do estado nutricional da planta e as suas implicações nas características agronômicas da cultura.

Há 20 elementos minerais que são benéficos para o crescimento da planta.
O carbono C), hidrogênio ((H) e oxigênio (O), fornecidos pelo ar e água. As plantas precisam de grandes quantidades de macro-nutrientes seis nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S). Os demais nutrientes (micronutrientes) são necessários em pequenas quantidades pelas plantas. Os micronutrientes são: boro (B), cloro (Cl), cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn), sódio (Na), zinco (Zn), molibdênio (Mo) e níquel (Ni ). Os elementos minerais benéficos incluem silício (Si) e cobalto (Co).

Os elementos macro e micronutrientes, exercem funções específicas na vida da planta, e estas podem ser classificadas em: (a) estrutural – o elemento faz parte da molécula de um ou mais compostos orgânicos, (b) constituinte de enzima – os elementos fazem parte do grupo prostético de enzimas (c) ativador enzimático – sem fazer parte do grupo prostético o elemento, dissociável da fração protéica da enzima, é necessário à atividade da mesma.

Uma das principais funções do cálcio é a na estrutura da planta, como integrante da parede celular, e sua falta afeta particularmente os pontos de crescimento da raiz, sendo também indispensável para a germinação do grão de pólen e crescimento do tubo polínico. Deve-se ao Ca a movimentação das graxas nas plantas.

Adubo orgânico é uma ótima maneira de aproveitar os restos de alimentos que normalmente iriam para o lixo. O reaproveitamento dos alimentos é uma das maneiras, ecologicamente corretas, de contribuir para o meio ambiente e ainda poupar dinheiro fazendo adubo natural em casa ideal para plantas. A casca  do ovo talvez seja o primeiro tipo alimento descartável que é diretamente enviada para o lixo e não tem aproveitamento imediato, porem se transformada em adubo apresentam a vantagem de não oferecerem risco para a saúde de quem trabalha com as plantas e ainda tornam os alimentos mais saudáveis, pois não deixam resíduos químicos nos produtos. Em pequenas propriedades rurais, são ideais para adubar plantas ornamentais e hortas.

 

2) JUSTIFICATIVA

A proposta desse projeto visa reaproveitar  as cascas dos ovos que são diariamente descartado no lixo como adubo alternativo rico em cálcio no plantio de hortaliças.

 

3 ) OBJETIVOS

 

Objetivo geral

– Este trabalho tem por objetivo geral implementar o adubo utilizado no cultivo de hortaliças,com o pó da casca do ovo,reconhecida fonte de cálcio.

 

Objetivos específicos

– Avaliar o crescimento das hortaliças utilizando diferentes substratos de plantio(areia,areia com pó da casca do ovo,adubo,adubo com pó da casca do ovo);

– Analisar que substrato é o mais adequado para o cultivo de hortaliças.

 

4) METODOLOGIA

 

A metodologia consiste em, inicialmente, obter as cascas dos ovos, que posteriormente serão utilizadas como suplemento do adubo. Campanha entre os alunos da EEM Gov. Adauto Bezerra, na intenção de se obter uma grande quantidade de cascas de ovo, para que sejam realizados os experimentos. As cascas de ovo obtidas serão previamente lavadas e secas ao sol e em estufa a 120o C. Feito esse procedimento,as cascas de ovo serão trituradas para que seja obtido o pó,que será utilizado como suplemento de cálcio nos substratos usados durante o experimento. O procedimento utilizado para o plantio das hortaliças consistirá em utilizar amostras, dos substratos (areia,areia com pó da casca do ovo,adubo,adubo com pó da casca do ovo),que serão acondicionados em recipientes plásticos. Em seguida será realizado o plantio das hortaliças ,Allium fistolosum(“cebolinha”) e Coriandrum Sativum.(“coentro”),escolhidas usando como critério a rápida germinação das sementes e crescimento. Três fatores que influenciam no desenvolvimento da planta,a disponibilidade de água, luminosidade e solo, serão monitoradas durante o experimento,para que se diminua o risco de variáveis que poderão interferir no resultado final.

 

5) CRONOGRAMA

 

Abril/2011 Pesquisa e estudo sobre o tema escolhido.
Maio/2011 Campanha entre os alunos do 1º ano para obter as cascas.
Junho/2011 Lavagem e secagem das cascas e preparação do pó e preparação dos substratos.
Julho/2011 Plantio das sementes e observação no crescimento.
Agostos/2011 Discussão dos resultados.
Setembro/2011 Escrevendo os resultado final e conclusão.
Outubro/2011 Inscrição para a seletiva da IV feira de ciências da sefor.
Novembro/2011 O trabalho foi selecionado, começamos montar o banner , a apresentação foi dia 09/11. O trabalho foi selecionado para a IV feira de ciências da sefor
Dezembro/2011 O trabalho vai participar da IV feira da sefor dia 05 e 06 na FIC – Estácio
Janeiro a Abril PERÍODO DE RECUPERAÇÃO E RECESSO ESCOLAR
Maio/2012 Retomada do projeto com a campanha entre os alunos de obtenção das cascas.
Maio/2012 Retomada do projeto com a campanha entre os alunos de obtenção das cascas.
Junho/2012 Preparar os canteiros com adubo + pó da casca e fazer o plantio das  sementes
Julho/2012 Regar e observar
Agosto/2012  

 

 6) RESULTADOS E DISCUSSÕES

 

Após quase três semanas levando em consideração os fatores água e luminosidade,as hortaliças haviam crescido e percebemos pelo tamanho que as mesmas se desenvolveram melhor nos potes com o pó da casca do ovo, tendo assim um resultado satisfatório para a presença de cálcio que exerce a função de melhor desenvolvimento das plantas.

 

7) CONCLUSÃO

 

Conforme verificado através do teste, a casca do ovo que seria diretamente enviada para o lixo não tem aproveitamento imediato, porém se transformada em adubo evita mais lixo e melhora a saúde e o crescimento das plantas. Partindo dos resultados observados propõe-se uma extensão deste projeto para uma produção em larga escala com o plantio em canteiros já existentes na escola.

 

8) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

A IMPORTÂNCIA DO SOLO. Disponível em <http://jubalcabralfilho.blogspot.com/2009/04/importancia-do-solo.html>. Acesso em 03/04/2011.

 

BORON, L., 2004. Citrato de cálcio da casca do ovo: biodisponibilidade e uso como suplemento alimentar. Dissertação de Mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos. Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

 

CAMILO, Viviani Aparecida. A IMPORTÂNCIA DO TIPO DE COMPLEMENTO DO SOLO NO DESENVOLVIMENTO DA PLANTA. Anais da VII Mostra de trabalhos ABC na Educação Científica – Mão na Massa,DCC-USP,São Carlos e Região.22 e 23 de outubro de 2010.

 

NUTRIÇÃO DE PLANTAS. Disponível em <http://www.nutricaodeplantas.agr.br>.Acesso em 05/04/2011.
 

QUAIS OS NUTRIENTES NECESSÁRIOS PARA AS PLANTAS? Disponível em <http://www.kalliergo.gr>.Acesso em 03/04/2011.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

VISITANTES

  • 16.478 hits

CALENDÁRIO

novembro 2018
S T Q Q S S D
« jan    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
%d blogueiros gostam disto: