CONSCIÊNCIA

A feira de Ciências da Escola Adauto Bezerra

Principais Olimpíadas de Ciências

Imagem

1) A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Eletrobras Furnas. A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente.

 

Público Alvo: Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.

Imagem

2) A Olímpiada Brasielira de Informática(OBI) é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP.

Público Alvo: Podem participar da OBI alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio.

Imagem

3) A Olimpíada Brasileira de Robótica(OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos, e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui diversas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente (tradicionalmente no segundo semestre), a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática.

Público Alvo: A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

Imagem

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o   IMPA, elaborou um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral.

Público Alvo: Estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Imagem

5) CANGURU é, nas palavras de seu fundador, André Deledicq, um jogo-concurso, não uma competição entre estudantes. Inspirado em evento semelhante na Austrália (daí o nome), foi criado em 1991 na França, com enorme sucesso, atraindo a atenção dos países vizinhos. Foi então criado o Canguru Sem Fronteiras, com a fundação em 1995, em Paris, de uma associação com membros representantes de 10 países: Espanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Moldávia, Polônia, Rússia e Eslovenia. Atualmente, a associação conta com representantes de 42 países e mais de 5 milhões de participantes em todo o mundo.  Informações podem ser encontradas no site www.math-ksf.org

Público Alvo: Alunos dos níveis fundamental e médio

Imagem

6) Olimpíada Brasileira de Física(OBF) A Olimpíada Brasileira de Física (OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), com os seguintes objetivos: 
– despertar e estimular o interesse pela Física; 
– proporcionar desafios aos estudantes; 
– aproximar a universidade do ensino médio; 
– identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

 

Público Alvo: Ensino fundamental e médio

Imagem

7) Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)

A competição é organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) e que tem a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem como objetivos primordiais estimular o interesse do estudante na Biologia, promover intercâmbio de ideias e de experiências.

Público Alvo : Escolas de ensino médio de todo o País

Imagem

8) Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) é um evento de cunho competitivo, que se realiza anualmente, para estudantes pré-universitários, promovido pela Universidade Federal do Ceará – U.F.C., a Universidade Estadual do Ceará – UECE e a Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa – FUNCAP. Busca a aproximação das escolas e da sociedade com a universidade; integra professores e estudantes; identifica jovens com talento e aptidões para o estudo da química, estimulando-os a prosseguir esses estudos nas instituições de ensino superior.

 

Público Alvo: Nos eventos nacionais, podem participar, sem restrição, estudantes pré-universitários com idade máxima de 19 anos. Nos estaduais, há, geralmente, dois níveis: nível I para jovens do primeiro grau e nível II para os que se encontram no 2º grau.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em setembro 19, 2012 2:42 pm por .

VISITANTES

  • 16.412 hits

CALENDÁRIO

setembro 2012
S T Q Q S S D
« maio   out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
%d blogueiros gostam disto: