CONSCIÊNCIA

A feira de Ciências da Escola Adauto Bezerra

Escola Adauto Bezerra participa do Prêmio Jovem Cientista 2012

Os alunos Luis Italo Amorim Rodrigues(2°FT), Larissa de Castro e Silva (2°EM) e Renata Apolinário de Sousa(2°GT  ) estão inscritos no Premio Jovem Cientista 2012 com trabalhos na categoria Estudante do Ensino Médio relacionados aos seguintes subtemas: Gestão e instalação de infraestruturas esportivas, Tecnologia da informação para os esportes e  Educação e cidadania para os esportes;

Segue relação dos trabalhos e seus respectivos orientadores, bem como, resumos.

TRABALHO 1:

Título: Casca da banana (Fonte Alternativa de Potássio na Recuperação de Gramados)

Autores: Luis Italo Amorim Rodrigues (2°FT), Francisco Augusto Nunes de Sousa (2°FT)

Orientador: Francijane Oliveira Chaves

RESUMO:

O Futebol é um segmento muito importante não só para levar alegria e emoção para as pessoas. A importância do futebol vai mais além, ele também gera milhares de empregos diretos e indiretos e movimenta a economia do país. Por trás das atividades esportivas, o gramado deve ser bem mantido para proporcionar um local confortável e seguro de diversão e para práticas esportivas, libera oxigênio, controla a erosão do solo, etc. Entretanto para que os gramados desempenhem todos estes benefícios é necessário que ele tenha uma excelente aeração do solo, água suficiente e suplementação de nutrientes.

Nos gramados é importante a aplicação de potássio pois é um nutriente que está relacionado com o estresse da planta. Por este motivo, atualmente, com as pesquisas realizadas principalmente nos Estados Unidos, revelam os efeitos da aplicação do potássio, aumentando a resistência do gramado ao estresse e pisoteio. Uma das principais funções do potássio é regular a abertura e fechamento dos estômatos, favorecendo a retenção de água. A casca de banana é uma fonte rica em potássio, tem 0,9 g em relação ao encontrado na polpa que é 0,4 g, que pode ser reaproveitado como adubo orgânico, que é sempre preferível aos adubos sintéticos, que é comprovado seu efeito negativo na saúde das pessoas e no meio ambiente, além de ser uma alternativa para diminuir o espaço ocupado por estes resíduos no aterro sanitário, e desta forma aumentar a vida útil do mesmo, como melhoria na saúde pública com a redução da proliferação de vetores.

TRABALHO 2:

Título: “O impedimento no jogo de futebol através de Geometria Descritiva: Projeções e Perspectivas”

Autor: Larissa de Castro e Silva (2°E) e Marcos Maia(2°D)

Orientador: Alana Paula Freitas (alanapaula@gmail.com)

RESUMO:

O trabalho em questão teve início a partir do jogo de semifinal entre Vasco e Corinthians na Copa Libertadores 2012 em que duas emissoras de TV afirmavam críticas distintas ao que seria um suposto ou não impedimento para com um jogador vascaíno. Diante disso, inúmeras dúvidas e contradições surgiram com toda essa polêmica. Fato esse propagado em vários sites e redes sociais. O que terá acontecido? Por que uma julga e a outra defende o time em questão? Essas dúvidas foram discutidas e analisadas utilizando uma base geométrica com orientações por alunos da Escola Governador Adauto Bezerra durante aulas de Laboratório de Matemática a fim de apresentar um modelo matemático para o cálculo do impedimento em jogos de futebol de campo. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica; em seguida, uma seleção de imagens na internet de jogos que deixavam a dúvida do impedimento. Durante o desenvolvimento do estudo foram captadas imagens de uma simulação de impedimento em um jogo utilizando um campo de futebol em miniatura e bonecos. Em seguida essas imagens foram mapeadas em um papel A1 para que nesta se realizassem os cálculos de projeção. Por fim, após um momento de observação e discussão, estuda-se a possibilidade de expandir o projeto para a utilização de tecnologias computacionais neste processo do cálculo do tira-teima.  A partir de um “modelo” ou de um jogo de futebol é possível chegar a uma equação para mapear os jogadores através de Perspectiva e Geometria Projetiva, isto é, uma situação tridimensional será projetada no plano da imagem em duas dimensões e assim feitas as análises e conclusões.

TRABALHO 3:

Título: Feira Olímpica de Línguas Estrangeiras

Autor: Renata Apolinário de Sousa (2°GT)

Orientador: Luciana Peixoto Bessa

RESUMO:

A ideia de realizar a Feira Olímpica de Línguas Estrangeiras teve como ponto de partida os Jogos Olímpicos realizados em Londres em 2012, evento esportivo mundial que, a nosso ver, proporciona a interação de vários países e, por consequência, de várias culturas. Considerando-se este aspecto, decidiu-se levar essa mesma interação para dentro da nossa escola. Através de conhecimento produzido e divulgado pelos próprios alunos, a Feira Olímpica de Línguas Estrangeira proporcionou o contato com diferentes esportes olímpicos, vários aspectos culturais, dentre os quais a dança, a música e os costumes, além de aspectos esportivos relacionados a alguns países, cujos idiomas oficiais são a língua inglesa ou espanhola, participantes da Londres 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em setembro 4, 2012 2:34 pm por .

VISITANTES

  • 16.490 hits

CALENDÁRIO

setembro 2012
S T Q Q S S D
« maio   out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
%d blogueiros gostam disto: